fbpx

XXIII Congresso Nacional da Cobrapol acontece em Sergipe entre os dias 6 e 10 de dezembro

“Processo Legislativo e a Garantia de Direitos da Categoria Policial Civil”. Esse é o tema geral do XXIII Congresso Nacional da Cobrapol, que acontece entre os dias 6 e 10 de dezembro, em Aracaju/SE.

Clique aqui para efetivar a inscrição

PROGRAMAÇÃO

Data: 06 a 10 de dezembro de 2022

Locais: 06 a 09 – Real Praia Hotel / 10 – Clube de Tiro Grauçá – Aracaju/SE

Tema: Processo Legislativo e a Garantia de Direitos da Categoria Policial Civil

DIA 06 DE DEZEMBRO

13h – Credenciamento

14h – Abertura do Congresso

15h – Curso | I Curso de Processo Legislativo da Cobrapol, com o tema “O Processo Legislativo na Esfera Federal: Regras, Atores e Contextos”. Palestrante: Nivaldo Adão Ferreira Júnior. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Secretário Executivo da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Pesquisador e Professor de programas de pós-graduação. Advogado. Doutor em Ciência Política.

16h30 – Coffee Break

18h – Encerramento

DIA 07 DE DEZEMBRO

08h – Curso | I Curso de Processo Legislativo da Cobrapol, com o tema “O Processo Legislativo na Esfera Federal: Regras, Atores e Contextos”. Palestrante: Nivaldo Adão Ferreira Júnior. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Secretário Executivo da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Pesquisador e Professor de programas de pós-graduação. Advogado. Doutor em Ciência Política.

12h – Intervalo para almoço

14h30 – Curso | I Curso de Processo Legislativo da Cobrapol, com o tema “O Processo Legislativo na Esfera Federal: Regras, Atores e Contextos”. Palestrante: Nivaldo Adão Ferreira Júnior. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Secretário Executivo da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Pesquisador e Professor de programas de pós-graduação. Advogado. Doutor em Ciência Política.

16h – Coffee Break

16h30 – Palestra-Debate | Tema: Inovações da Legislação Processual Penal e Atuação do Policial Civil.

Palestrante 1: Advogado Cícero Dantas. Mestrando em Direitos Humanos. Professor Universitário. Diretor-Geral da Escola Superior da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Assessor Jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE).

Palestrante 2: Advogado Fabrício Aquino. Especialista em Direito Público Lato Sensu. Foi Professor Universitário.

Debatedor: Alex Galvão. Policial Civil. Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal.

18h – Encerramento

DIA 08 DE DEZEMBRO

14h – Palestra | Tema: Motivação e Qualidade de Vida na Atividade Policial Civil

Palestrante: Antônio Neto. Conferencista em Gestão de Negócios e Pessoas. Administrador, Consultor, Instrutor, Coach, Analista de Recursos Humanos e Especialista em Marketing e Vendas. Fundador e diretor da Encontec-Consultoria &Treinamento. Consultor e instrutor credenciado do Sebrae e Consultor de resultados do Programa Desafio Empreendedor.

15h – Coffee Break

15h30 – Palestra | Tema: Projeto de Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil: A Reestruturação e Modernização da Atividade Policial Brasileira para o Século XXI.

Palestrante: Professor Roberto Darós. Advogado Criminalista (OAB/ES). Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV/ES). Mestre em Direito Processual Penal (UFES). Conselheiro Estadual de Segurança Pública/ES. Conselheiro Municipal de Segurança Urbana de Vitória/ES.

Debatedor 1: Adriano Machado Bandeira. Policial Civil. Presidente da Cobrapol. Graduado em Ciências Contábeis e em Direito. Especialista em Gestão Tributária e Planejamento Fiscal. Atuou como professor de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Segurança Pública. Presidente licenciado do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE).

Debatedor 2: Evandro dos Santos Baroto. Policial Civil. Diretor de Assuntos Ministeriais da Cobrapol. Bacharel em Direito.

17h30 – Sorteio de livros

18h – Encerramento

DIA 09 DE DEZEMBRO

8h – Palestra-Debate | Tema: Formação Política

Palestrante 1: Tony Brito. Policial Civil. Deputado Estadual no Ceará. Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol/CE). Advogado. Especialista em Segurança Pública. Especialista em Direitos Humanos e Cidadania. Especialista em Perícia Criminal.

Palestrante 2: José Ribeiro Pinto Filho (Ribeiro do Sinpol). Policial Civil. Eleito Deputado Estadual em Rondônia (2023/2026). Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Rondônia (Sinpol/RO). Bacharel em Administração.

Debatedor: Matheus Fraga Corrêa. Policial Civil. Vereador por Lagarto/SE. Bacharel em Direito.

10h – Palestra | Tema: O Papel da Polícia na Reconstrução da Democracia.

Palestrante: Leonel Radde. Vereador de Porto Alegre/RS e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores. Eleito Deputado Estadual pelo Rio Grande do Sul (2023/2026). Mestre em Direitos Humanos e Especialista em Direito Penal e Processual Penal, Direito Público e História Contemporânea. Bacharel em Direito e em História. Graduando em Ciências Econômicas.

Debatedor 1: Fábio Nunes Castro. Policial Civil. Presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sul (Feipol/Sul). Graduado em Ciências Sociais. Vice-presidente da Ugeirm Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul.

Debatedor 2: Marcelo Gleidison Dias Horta. Escrivão de Polícia Civil. Diretor Jurídico do SINDEP/MG. Diretor de Políticas Sindicais e Associativas da Cobrapol. Bacharel em Direito e Administração de Empresas com licenciatura em Matemática e Especialização lato sensu em Polícia Comunitária e Segurança Cidadã. Atuou como Secretário Adjunto de Segurança e Transportes e como Secretário de Educação no Município de Ribeirão das Neves/MG.

12h – Intervalo para almoço

14h – Palestra-Debate | Tema: Os Desafios das Mulheres na Segurança Pública – Abordagem e Desconstrução em Tempos Contemporâneos.

Palestrante 1: Aline Risi dos Santos. Policial Civil. Diretora de Assuntos da Mulher Policial da Cobrapol. Presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais. Bacharel em Direito e em Jornalismo. Mestre em Comunicação Organizacional. Presidente do Instituto Amadas. Coordenadora do Movimento das Mulheres Policiais do Brasil.

Palestrante 2: Valquiria Gil Tisque. Policial Civil. Diretora de Segurança Pública da Cobrapol. Presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná.

Debatedora: Suzi Francisca da Silva. Policial Civil. Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Tocantins (Sinpol/TO).

15h30 – Coffee Break

16h – Palestra | Tema: Violência de Gênero: desafios para o atendimento em rede

Palestrante: Iracy Ribeiro Mangueira Marques. Juíza de Direito Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública. Especialista em Direito Processual. Mestranda em Direitos Humanos. Ex-delegada de Polícia Civil. Ex-coordenadora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis da PCSE. Ex-coordenadora da Mulher do TJSE.

Debatedora: Sandra Lis Batista. Policial Civil. Diretora de Esporte e Lazer do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE).

17h30 – Sorteio de livros

18h – Encerramento

DIA 10 DE DEZEMBRO

8h às 18h – I Torneio de Tiro Esportivo Outdoor da Cobrapol (Clique aqui para efetivar a inscrição)

19h – Confraternização do XXIII Congresso Nacional da Cobrapol