fbpx

SINPOL-RS, UGEIRM E OUTRAS ENTIDADES DA POLÍCIA CIVIL REALIZAM ENCONTRO COM O PRESIDENTE DA AL-RS E LIDERANÇAS DO GOVERNO

Dirigentes dos Policiais Civis do RS discutem a estratégia comum em defesa dos interesses da categoria

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS, representado pelo presidente Mário Flanir e o 1º Secretário Geral, Volnei Braga de Lima, juntamente com os presidentes da ASDEP, ACP RS, ACRIGS e UGEIRM, estiveram na Assembleia Legislativa nesta semana para tratar da pauta referente à reposição salarial dos Delegados e Agentes da Polícia Civil, bem como demais servidores da Perícia Criminal.

Em contato com o deputado Frederico Antunes (PP/RS), líder do Governo na AL-RS, foram apresentados elevados índices de resultados contra a criminalidade, sendo sustentada a necessidade do reconhecimento do governo estadual em conceder uma justa e digna reposição salarial.

Na ocasião, foi solicitado o apoio e a interlocução do deputado Frederico Antunes e demais membros do parlamento, visando sensibilizar o Poder Executivo para atender as pretensões da categoria, em razão do trabalho ininterrupto da categoria mesmo durante a pandemia que provocou muitas vítimas fatais.

Na oportunidade, também foi realizado um encontro com o deputado Valdeci de Oliveira (PT/RS), presidente da Assembleia Legislativa, ocasião em que foi solicitado apoio às demandas apresentadas, totalmente acatadas.

Ficou definido que a pauta será encaminhada ao governador Eduardo Leite. Após as informações fornecidas pelo titular da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), serão divulgados oficialmente os índices de reposição para a categoria, fato que poderá ocorrer na próxima semana.

Também na última semana, o presidente do SINPOL-RS Mário Flanir, após reunião geral com todas entidades ASDEP, ACP/RS e UGEIRM, indagou a à chefe de Polícia, Delegada Nadine Farias Anflor, sobre dois assuntos:


1) Haverá promoção no primeiro semestre?

Resposta – Provavelmente as promoções ocorrerão no mês de maio, todavia se faz necessário negociações e encaminhamento com o aval da Secretaria de Segurança Pública (SSP), até para definir data específica e número de vagas a serem preenchidas.

2) Foi indagado sobre a possibilidade efetiva de promoções dos policiais civis (Agentes e Delegados) que ingressaram em 2019/2020, cujo estágio probatório acaba em junho do presente ano (2022), bem como também foi questionado sobre os colegas policiais que foram promovidos e estão no período de interstício de dois anos, cujo o mesmo igualmente se encerrará em junho de 2022?

Resposta – Em relação aos itens estágio probatório e interstício, a chefe de Polícia, delegada Nadine Farias Anflor, foi taxativa, afirmando que a chefia de Polícia está analisando e estudando da viabilidade em atender este pleito, todavia depende igualmente de uma resposta efetiva do comando da SSP.

Na oportunidade, a direção do SINPOL-RS realizou todas as ponderações, sustentou as razões e a admissibilidade para que as promoções sejam efetivadas, pois vagas existem, sob nosso entendimento. Todavia, a chefia de Polícia afirmou que é prudente aguardar orientações do núcleo do governo, fato que se dará nos próximos meses.

COBRAPOL SOLIDÁRIA

O presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez, solidarizou-se com a luta dos policiais civis gaúchos.

“As justas reivindicações do SINPOL-RS, apoiadas pela FEIPOL-SUL, tem o total apoio da COBRAPOL, pois o dilema das defasagens salariais são verificadas em todo país, como no Rio Grande do Sul e devem ser superadas urgentemente”, afirmou.

E concluiu: “a luta das entidades gaúchas demonstra a necessidade de intensificar a união e a mobilização os policiais civis, único caminho para sensibilizar os governos para essas justas reivindicações”.

Fonte: Comunicação COBRAPOL