fbpx

CONFEIPOL NORDESTE DEBATE EMPODERAMENTO FEMININO NA POLÍCIA CIVIL

Dando continuidade ao VII CONFEIPOL (Congresso da FEIPOL-Nordeste), no último dia 12 (sábado), Aline Risi, diretora de Comunicação da COBRAPOL, proferiu palestra sobre o Empoderamento Feminino na Polícia Civil.

O evento, que tratou, centralmente, da questão do Empoderamento dos Policiais Civis, inclusive nas representações políticas e na luta por melhores condições de trabalho e valorização salarial, se estendeu por três dias e foi realizado no Hotel Reymar, em Maceió (AL), contando com a presença dos sindicatos da região Nordeste, dirigentes da FEIPOL e da COBRAPOL.

Aline Risi (foto acima) abordou temas como a trajetória de luta das mulheres nos sindicatos, na presença na sociedade, lembrando, por exemplo, a conquista do voto feminino ainda no século passado como um marco dessa trajetória de reconhecimento e conquista feminina.

Ela salientou, no entanto, “que nem sempre essas conquistas obtidas ao longo do tempo foram reconhecidas pela sociedade como um todo, como também não foram devidamente divulgadas para que todos tivessem consciência da crescente participação das mulheres na sociedade”.

Em sua palestra, Aline procurou situar a posição da mulher no contexto da polícia e da política, lembrando que “ainda persiste muita discriminação e preconceito”.

“Mas, mesmo diante de tantos obstáculos, as mulheres estão conseguindo encontrar o seu caminho, ampliando sua presença nos espaços sociais, inclusive da vida sindical e política”, argumentou.

A dirigente da COBRAPOL apresentou dados de pesquisas feitas por ela própria no âmbito da Polícia Civil que revelam ainda muitas reclamações nos ambientes de trabalho.

“É possível e é necessário mudar essa realidade, pois, se os policiais civis não são, ainda, devidamente valorizados, pior é a realidade da mulher policial civil”, sentenciou Aline.

Ao final da apresentação, foram feitas várias perguntas às quais Aline Risi procurou responder a partir de sua experiência de policial civil e dirigente sindical, debate que contou com a participação ativa de dirigentes dos sindicatos do Nordeste e da FEIPOL, que pontuaram o trabalho que pode ser feito no sentido de melhorar o posicionamento das mulheres nas entidades sindicais.

Aline também fez referência em sua palestra ao Movimento das Mulheres Policiais do Brasil – uma associação que desenvolve um trabalho junto às entidades nas demandas específicas das mulheres, mostrando a importância de uma integração desse movimento com as entidades representativas dos policiais civis.

Marcaram presença na palestra que debateu a questão do empoderamento feminino na Polícia Civil o presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez; o vice-presidente, Giancarlo Miranda; e o diretor para Assuntos Ministeriais, Evandro Baroto.

Fonte: Comunicação COBRAPOL