fbpx

FEIPOL-NE inicia atividades de VII Congresso. COBRAPOL presente!

Lideranças regionais e nacionais da Polícia Civil presentes à abertura do VII CONFEIPOL-NE.

A Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Nordeste (FEIPOL-NE) promoveu nesta quinta-feira (10) a abertura dos trabalhos do VII Congresso da entidade (CONFEIPOL-NE), que se estenderá até sábado (12), no Hotel Reymar, em Maceió (AL).

Segundo o presidente da FEIPOL-NE, Edeilto Gomes, a temática central do evento é o Empoderamento dos Policiais Civis, no propósito da ampliação da representação da categoria na sociedade, inclusive nas representações políticas, e a luta por melhores condições de trabalho e valorização salarial.

Lideranças da COBRAPOL e demais entidades filiadas à Confederação compareceram à Maceió para prestigiar o evento. Mesmo sendo um evento regional, o CONFEIPOL-NE terá papel de organização nacional, pois reunirá as cinco federais (FEIPOL-CON, FEIPOL-NORTE, FEIPOL-SUDESTE, FEIPOL-SUL e FEIPOL-NE), visualizando o fortalecimento nacional e também a organização interna da FEIPOL-NE, como a alteração do estatuto.

Adeilto, na abertura dos trabalhos, defendeu que é um fato inédito esse evento em Maceió, com lideranças de Alagoas à frente da FEIPOL-NE. “Estamos elaborando essa campanha de valorização com o total apoio do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL), das outras federações e da COBRAPOL”, afirmou.

COBRAPOL PRESENTE

O presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez, presente na abertura dos trabalhos do evento, ressaltou “a importância da FEIPOL Nordeste e seu papel na organização da luta dos policiais civis de tão importante região do país, onde ainda verificamos o desrespeito aos direitos de nossa categoria e a crescente precarização das condições de trabalho”.

“Mais do que nunca precisamos empoderar os policiais civis e essa tem sido uma luta permanente da COBRAPOL, seja na ocupação os espaços na esfera política e parlamentar, seja no fortalecimento de nossas entidades para lutar por direitos muitas vezes ameaçados, como verificamos na reforma previdenciária”, argumentou Gutierrez.

Gutierrez discorreu também sobre os trabalhos da Confederação em relação à nova Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil e do novo Código de Processo Penal (CPP), matérias que tramitam na esfera do governo federal e do Congresso Nacional.

Além de Gutierrez, outros integrantes da COBRAPOL participam do VII CONFEIPOL-NE. Aline Risi dos Santos, diretora de Comunicação da entidade, ministrará palestra sobre o tema Empoderamento Feminino na Polícia Civil. Evandro Baroto, diretor de Assuntos Ministeriais, também participa do evento prestando informações sobre as ações da COBRAPOL no plano nacional.

No primeiro dia do Congresso, a abertura do evento contou com a presença de Ricardo Nazário, presidente do Sindipol-AL, anfitrião; Tony Brito, presidente do Sinpol-CE;  Edeilto Gomes, presidente da FEIPOL-NE; André Luiz Gutierrez, presidente da COBRAPOL; além de representações parlamentares e sociais.

Também marcaram presença na atividade dos policiais civis do Nordeste Giancarlo Miranda, vice-presidente da COBRAPOL e presidente do Sinpol-MS; Marcilene Lucena, presidente da FEIPOL-CON. Itamir Lima, diretor do Sinpol-AC proferirá palestra sobre assuntos de interesse da categoria, entre os quais a Lei Orgânica Nacional.

No decorrer das atividades de hoje, as mulheres policiais civis presentes foram homenageadas com a entrega de flores: uma homenagem prestada pelo VII Congresso às mulheres pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, 8 de março (foto abaixo).

O VII CONFEIPOL NORDESTE PROSSEGUE NESTA SEXTA (11) COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

9h às 12h – Painel: Empoderamento político
1 – Ricardo Nazário, presidente do Sindpol-AL
2 – Tony Brito, presidente do Sinpol-CE e Deputado Estadual do Ceará
3 – Itamir Lima, diretor do Sinpol-AC
Mediador: Edeilto Gomes, presidente da FEIPOL-NE

14h às 16h – Painel: Empoderamento feminino da Polícia Civil
1- Edilza Faustino, presidente do Sinpol-RN.
2- Marcilene Lucena, presidente da FEIPOL-CON
Mediador: Ricardo Nazário, presidente do Sindpol-AL

16h30 às 18h30 – Painel: Valorização e Acolhimento dos Aposentados da Polícia Civil
Edeilto Gomes, psicólogo e presidente da FEIPOL-NE
Else Freire – policial civil aposentada, vice-diretora do Sindpol-AL e membra da OAB/AL
Mediação: Ricardo Nazário, presidente do Sindpol-AL

19h – Reunião com os presidentes das Federações (deliberação sobre estratégias de luta e informes sobre a eleição da COBRAPOL)

NO SÁBADO, ÚLTIMO DIA DO EVENTO, A PROGRAMAÇÃO É A SEGUINTE:

9h às 9h30 – Palestra Empoderamento feminino da Polícia Civil
Aline Risi dos Santos, diretora de Comunicação da COBRAPOL

10h – Plenária: Modificação do Estatuto e assuntos relacionados à FEIPOL-NE

14h às 18h – Continuação e encerramento da Plenária

Fonte: Comunicação COBRAPOL

(com informações da FEIPOL-NE)