fbpx
17 de agosto de 2022

COBRAPOL Participa com UPB de Encontro Com Novo Ministro da Justiça

Na pauta, as ameaças aos direitos dos profissionais de segurança pública. Ministro comprometeu-se com uma reunião específica sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil.


A COBRAPOL, através do presidente André Luiz Gutierrez, participou nesta quinta-feira (15) de encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, juntamente com outros representantes da União dos Policiais do Brasil (UPB) (fotos). Foi a primeira reunião entre a UPB e o ministro recém-empossado.


Na ocasião, os dirigentes das entidades que integram a UPB expuseram ao ministro a grande insatisfação dos profissionais da segurança pública quanto aos reiterados retrocessos que lhes vêm sendo impostos pelas mudanças legislativas e constitucionais, como aconteceu, entre outros momentos, na reforma da Previdência.


Os presentes também expuseram ao ministro os motivos do inconformismo das categorias com o texto integral da reforma administrativa proposta pelo governo (PEC 32/2020), que tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, pelo que a matéria representa de ameaça aos direitos dos servidores públicos em geral, em especial aos profissionais da segurança pública.


Outro assunto abordado foi a necessidade de se implementar, com prioridade, a vacinação de todos os profissionais que integram as carreiras da segurança pública, conforme orientação do Ministério da Saúde e posicionamento do próprio Ministério da Justiça, em se tratando de servidores que, pela sua essencialidade, não interromperam suas atividades ao longo da pandemia da Covid-19.


COBRAPOL
Gutierrez, pela oportunidade, destacou a importância da discussão sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC) e o encaminhamento do projeto o mais brevemente possível ao Congresso Nacional. Segundo o presidente da COBRAPOL, “o ministro demonstrou compreensão da necessidade da nova lei e colocou-se à disposição para marcar uma reunião específica sobre a matéria que já vem sendo discutida há muito tempo no Ministério da Justiça através da SENASP”.


O ministro Anderson Torres manifestou-se muito sensível a todos os pleitos encaminhados pela UPB e suas entidades. Após o encontro, ele publicou a seguinte mensagem em suas redes sociais: “Recebi, com muito orgulho, os representantes da União dos Policiais do Brasil (UPB) para ouvir suas demandas e iniciar a retomada da valorização e o resgate da auto-estima do profissional de Segurança Pública.
Contem comigo!”

Fonte: Comunicação COBRAPOL