fbpx

COBRAPOL Discute Imunização dos Policiais e Reforma Administrativa no Ministério da Justiça

A COBRAPOL, através de agenda marcada pela presidenta da Feipol CON, Marcilene Lucena, com seu vice-presidente da entidade, Giancarlo Miranda, participou de reunião, nesta quinta-feira (25), no Ministério da Justiça, com o secretário-geral da pasta, Tercio Issami, em torno da necessidade de dar celeridade ao processo de imunização dos operadores de segurança pública e sobre as repercussões da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32/2020), da reforma administrativa, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados.

O representante do Ministério informou sobre todas as tratativas que estão em curso para o realinhamento do cronograma de vacinação contra a COVID-19 no sentido de garantir a prioridade à imunização dos profissionais da segurança pública, entre os quais os policiais civis. Segundo Issami, os esforços do Ministério da Justiça, coordenados diretamente pelo ministro André Mendonça.

Nesta audiência da presidente da FEIPOL-CON, Marcilene Lucena se fez acompanhar do também vice-presidente da Feipol CON, Giancarlo Miranda e segundo ele, o encontro serviu para fortalecer a disposição do Ministério da Justiça de garantir, junto à pasta da Saúde e aos governos estaduais a prioridade da vacinação dos policiais e profissionais da segurança em geral, cujas atividades continuaram se desenvolvendo plenamente desde o início da pandemia.

A reunião serviu para os dirigentes sindicais tratarem com o secretário geral do Ministério  questão da reforma administrativa cuja discussão já teve início entre os deputados federais, através da Comissão de Constituição e Justiça. Segundo os dirigentes, da forma como está, a reforma trará muitos prejuízos aos policiais e às suas carreiras. Um dos temas debatidos com o secretário-geral foi a manutenção da atividade policial como típica de estado. Segundo Issami, mesmo não estando definido no texto inicial da PEC 32, já há articulações do Ministério da Justiça com a equipe econômica do governo nesse sentido e, a princípio, sem grandes resistências.

O secretário-geral do Ministério da Justiça solicitou da COBRAPOL a formalização do posicionamento da entidade em relação à reforma administrativa para que a pasta possa estudar e emitir um parecer sobre o assunto.

Fonte: Comunicação COBRAPOL (com informações da FEIPOL-COM)