fbpx

Cobrapol se reúne com ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

A Cobrapol participou, nesta quarta-feira (20), de reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para tratar de temas de interesse dos policiais civis. O encontro foi articulado pela senadora Professora Dorinha (União-TO).

Entre os assuntos, está o decreto de armas, em que a Cobrapol defendeu a regulamentação da norma, com pontos específicos para os operadores da segurança pública. A pedido do ministro, a Cobrapol apresentará um projeto de decreto que preveja, entre outras coisas, a aquisição de munição, treinamento, participação em competição, etc.

Outro ponto destacado foi em relação à saúde mental dos policiais civis. A entidade pediu apoio do Ministério para que as verbas do Governo Federal destinadas aos Estados para este fim sejam executadas em políticas públicas voltadas à saúde mental dos trabalhadores.

A Cobrapol também pediu apoio do Ministério para a derrubada dos vetos à Lei Orgânica Nacional das Policiais Civis. Apesar de os vetos não estarem na esfera do Poder Executivo, há a possibilidade de que a base do governo no Congresso Nacional solicite um posicionamento da pasta. Dessa forma, a Cobrapol se comprometeu a encaminhar documento ao ministro com a argumentação sobre importância da derrubada de cada um dos 37 vetos.

“Foi uma reunião produtiva, onde conseguimos apresentar pontos importantes para a categoria. O ministro mostrou-se aberto ao diálogo e, em breve, apresentaremos sugestões para cada um dos temas”, disse a presidente da Feipol-Con, Marcilene Lucena.

Além da Cobrapol e Feipol-Con, a Feipol Sul e Fepol Norte também estiveram presentes na reunião.