fbpx

Ato nacional contra a PEC32/2020!

Servidores fazem ato em Brasília contra desmonte do serviço público. COBRAPOL presente!

Servidores públicos dos diversos segmentos do funcionalismo promoveram ato em Brasília nesta terça-feira (3), em Brasília (DF), em defesa dos direitos dos servidores públicos e contra o desmonte do serviço público embutidos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32/2020) apresentada pelo governo federal.

O evento foi organizado pelas entidades que representam os trabalhadores do setor públicos de todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário), federais estaduais e municipais, e contou com o apoio e a presença das Centrais Sindicais, do Movimento BASTA! e do Fórum Sindical dos Trabalhadores.

O segmento da segurança pública compareceu em peso. Estavam presentes representantes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guardas Municipais e Sócioeducativos – entidades que, entre outras, integram a União dos Policiais do Brasil (UPB).

Os manifestantes saíram da Catedral Metropolitana no Eixo Monumental e se deslocaram em caminhada até o Congresso Nacional, quando parlamentares de diversos partidos se juntaram em apoio ao protesto e às bandeiras defendidas pelas entidades. De acordo com os organizadores, estiveram presentes no ato cerca de dois mil servidores.

Alguns parlamentares repercutiram a manifestação no Congresso Nacional e a Carta aprovada no Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor Público realizado nos dias 29 e 30 de julho.

Segundo esse documento, “a proposta da reforma administrativa ataca conquistas democráticas e pactos sociais construídos desde a redemocratização. As consequências de uma eventual aprovação da reforma serão sentidas não apenas pelos servidores, mas por todos os brasileiros, uma vez que todos, sem exceção, utilizam os serviços públicos. Situação que deixa os trabalhadores e todos aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade”.

COBRAPOL PRESENTE

O presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez, presente ao evento, afirmou que “como primeiro ato para sensibilizar os parlamentares sobre a perversidade da PEC 32 foi uma grande vitória, pois conseguimos reunir as mais distintas representações dos servidores públicos em um ato unitário contra os retrocessos impostos nessa emenda constitucional”.

Gutierrez fez questão de ressaltar “a importância da representação de todas nossas federações e sindicatos espalhados pelo país afora, numa demonstração de que não aceitaremos que continuam violando nossos direitos e ameaçando precarizar ainda mais os serviços públicos essenciais à sociedade”.

No ato que foi embalado por um grande trio elétrico ao longo da Esplanada dos Ministérios, outros representantes da COBRAPOL também se manifestaram contra a PEC e suas implicações nefastas aos servidores e ao serviço público. Estiveram presentes, além das entidades em nível estadual, também as Federações Norte, Centro-Oeste Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Giancarlo Miranda (MS), vice-presidente da COBRAPOL; Aline Risi (MG), diretora de Comunicação da COBRAPOL; Adriano Bandeira (SE); entre outros, foram unânimes na condenação da proposta de desmonte do serviço públicos e na denúncia das consequências da PEC para a segurança pública nacional.

Veja mais fotos:

AGENDA PARLAMENTAR

Com a retomada das atividades do Congresso Nacional nesta terça-feira (3), os dirigentes das entidades do setor público, apoiados pelas centrais sindicais, organizaram uma agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e outras lideranças partidárias.

Atualmente, o movimento concentra-se principalmente nos líderes dos partidos políticos da Câmara dos Deputados, onde a PEC 32/2020 tramita, e junto aos membros da Comissão Especial que discute o mérito da proposta antes de ser submetida a plenário.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Os integrantes do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Setor Público, entre os quais a COBRAPOL, através da UPB, já definiram os próximos passos a serem dados na luta contra a PEC 32/202:

  1. Greve do setor público / dia nacional;
  2. Campanhas nas mídias sociais e de mobilização;
  3. Ações para mobilizar vereadores/deputados estaduais/deputados federais/Governadores e Prefeitos a) Entidades enviam representações;
  4. Ações de mobilização dos trabalhadores em geral
  5. Ações nas redes sociais contrárias à PEC 32, demonstrando sua perversidade para os direitos dos servidores públicos em geral e para os serviços essenciais prestados à população.
  6. Campanhas denunciando nos estados e municípios os deputados que anunciam o voto favorável à PEC.

Fonte: Comunicação COBRAPOL