fbpx

Policiais Fazem Carreata em Brasília Contra Arrocho aos Serviços Públicos e à Segurança Pública Nacional

 A COBRAPOL, junto com a União dos Policiais do Brasil (UPB), entidade que congrega as entidades representativas da segurança pública civil nacional, participou de uma carreata nesta quarta-feira (17), em Brasília, para protestar contra o arrocho contra os servidores públicos em geral, inclusive os policiais, embutido na Proposta de Emenda Constitucional (PEC 186-2019), que, com o apoio do governo Bolsonaro, foi aprovada e já promulgada pelo Congresso Nacional.

Apesar das entidades terem conseguido reduzir alguns danos na proposta inicial, o conteúdo da emenda constitucional impõe muitas restrições fiscais à União e aos estados que sacrificam os servidores públicos.

O texto da PEC 186 contém medidas de contenção fiscal que incluem congelamento de salários de servidores e proibição de contratações ou concursos, caso estados e municípios tenham 95% da receita comprometida, o que significa, congelar vencimentos e a criação de novas vagas por até 15 anos, levando ao sucateamento do serviço público e das polícias brasileiras.

A medida foi aprovada na esteira da renovação do necessário e indispensável auxílio emergencial a milhões de brasileiros que perderam a renda durante a pandemia.

A carreta teve início com concentração no Estádio Mané Garrincha e depois seguiu pela Esplanada dos Ministérios por onde ocupou duas largas pistas. Centenas de veículos estavam perfilados ao longo de todo trajeto.  

COBRAPOL

Segundo o presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez, presente à carreata conclamou ao “engajamento de todos os policiais civis e profissionais de segurança. Vamos cercar hoje  o poder com essa carreata até que eles entendam a necessidade do cidadão e do policial servir o cidadão. Nós, sim, servimos o cidadão, nós, sim, defendemos o cidadão brasileiro”, sentenciou.

Dirigentes da Confederação, lideranças de Federações e Sindicatos filiados à entidade participaram ativamente da manifestação na Capital Federal.

A UPB, além da manifestação de hoje, convocou atos dos servidores da segurança pública civil no dia 22 de março, das 15h às 16h, em frente a cada uma das unidades de trabalho. A COBRAPOL e suas entidades filiadas participarão das novas manifestações.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Além do protesto aos impactos da PEC 186, os manifestantes também denunciaram a reforma administrativa que o governo e setores do Congresso Nacional pretendem aprovar a toque de caixa.

A proposta desregulamenta direitos e regulamenta novas restrições aos servidores públicos e profissionais da segurança. A PEC da reforma administrativa reduz, drasticamente, o tamanho e o papel do Estado, além de precarizar, terceirizar e, até,

Fonte: Comunicação COBRAPOL