COBRAPOL Participa de Reunião da Organização Internacional de Policiais de Língua Portuguesa (OIP)
O presidente do SINDPOL-RJ, Marcio Garcia, representou a COBRAPOL, em Cabo Verde, na África, entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Encontro da OIP-CPLP – Organização Internacional de Entidades Representativas de Policiais de Língua Portuguesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Além de presidente do SINDPOL-RJ, Marcio Garcia é também Secretário de Relações Públicas da OIP. Ele esteve acompanhado por Miguel Ticom, também diretor do SINDPOL-RJ e Secretário de Ensino da OIP.
Além da delegação brasileira, que tem entidades policiais da Polícia Civil e da Polícia Federal, participaram do evento delegações de Guiné Bissau, Portugal, Moçambique e a de Cabo Verde, que sedia o evento.
O objetivo do encontro é discutir assuntos de interesse internacional dos policiais. “Estamos aqui em defesa dos direitos e garantias dos policiais brasileiros e também em parceria com os policiais dos demais países de Língua Portuguesa. Está sendo muito proveitoso o encontro e toda a troca que estamos tendo. Muito enriquecedor, mesmo”, afirmou Marcio Garcia.
No encontro, a OIP defendeu que é preciso respeitar as atividades sindicais, até para o combate à corrupção. Entre os assuntos que estão sendo discutidos estão: direito à greve; direito às licenças sindicais de entidades policiais; a possibilidade de se ter um passaporte exclusivo pros policiais transitarem nos países de Língua Portuguesa; questões pertinentes à saúde do policial etc.
Na sexta-feira (1º), as atividades se encerraram com uma audiência com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na qual Márcio Garcia esteve presente, cumprimentando pessoalmente o dirigente daquele país.
Presença brasileira na reunião da OIP
Márcio Garcia com o Presidente da Cabo Verde
Fonte: SINDPOL-RJ