fbpx

Trabalhadores São Prejudicados Um Ano Após a ‘Reforma’ Trabalhista

Um ano após a implementação da “reforma” trabalhista, imposta pelo governo Temer, não se concretizaram as promessas de criação de empregos e melhoria da renda dos trabalhadores. Ao contrário, mais de cem pontos foram modificados e a absoluta maioria prejudica os trabalhadores.

Segundo dirigentes sindicais, a piora mais sentida foi a dificuldade nas negociações durante a campanha salarial. Grandes sindicatos ainda conseguem discutir em igualdade com os patrões, mas os outros estão sofrendo para negociar.

Não faltaram avisos de que a tal reforma traria prejuízos para os trabalhadores e para a economia, lembra o economista Cesar Locatelli. O desemprego caiu muito pouco e atinge 12,5 milhões de brasileiros. Além do trabalho sem carteira assinada, a força de trabalho subutilizada é estimada em mais de 37 milhões de pessoas.

Um dos efeitos colaterais das mudanças na legislação trabalhista foi a redução na arrecadação previdenciária. De acordo com a Universidade Estadual de Campinas, esse montante caiu em mais de R$ 30 bilhões desde sua aprovação. “Por que a gente está criando um déficit enorme em geral? Porque a Previdência está recebendo menos e o governo também está arrecadando menos. Esse clima de recessão não ajuda a cortar gastos, já que você está recebendo muito menos”, explica.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.