Nota Pública Diante da Saída do Ministro Moro do Ministério da Justiça

A COBRAPOL, após o anúncio da saída do ministro Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vem a público manifestar o que se segue:

1 – A Confederação, pela sua representação nacional e lideranças nos Estados, participou de inúmeras reuniões e eventos, especialmente na Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos policiais civis, entre os quais o necessário apoio do governo federal para superar o quadro de desmonte da instituição em várias regiões do país e, notadamente, a implantação da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC), cuja proposta, elaborada pela entidade após amplo debate, foi apresentada e exaustivamente discutida com a SENASP, sempre na perspectiva central de implantar o Ciclo Completo condicionado ao princípio da Carreira Única.

2 – Esperamos, agora, seja qual for o novo ministro, que as portas continuem abertas à COBRAPOL de modo a retomar essa discussão que consideramos da maior importância para nossa categoria e nossa sociedade que já está sendo realizada no âmbito do legislativo brasileiro.

3 – A COBRAPOL manifesta, por oportuno, sua expectativa de que o novo comando do Ministério da Justiça assegure à Polícia Federal, instituição irmã, a devida condução autônoma e técnica da instituição, fundamental nos processos investigativos, muitos dos quais com grande interface no trabalho de nossos policiais civis nos Estados, ressaltando a importância da valorização de nossos profissionais de segurança e de investimentos tecnológicos no setor para o êxito de ações de combate a algumas modalidades de crime que ainda atingem a sociedade brasileira.

Brasília (DF), 24 de abril de 2020

ANDRÉ LUIZ GUTIERREZ