fbpx

Nota Pública da COBRAPOL Todo Apoio aos Policiais Civis do Maranhão Contra o PL 365/17

A COBRAPOL manifesta toda sua solidariedade e apoio à luta dos Policiais Civis do Estado do Maranhão que buscam a rejeição do Projeto de Lei 365/17, de autoria do Poder Executivo estadual, que, simplesmente, retira a representação plena da categoria do Conselho de Polícia do Estado, ficando unicamente a dos delegados, o que fere frontalmente o conceito de Conselho democrático e cria, na prática, um Conselho de casta.

Trata-se de um profundo retrocesso no terreno democrático advindo de um governo que se diz progressista. As “distorções” que o referido projeto pretende fazer não podem servir de pretexto para a supressão da participação de nossos representantes em um Conselho tão  importante para a discussão e formulação de políticas de segurança pública no Estado, fundamentais nessa hora crítica e grave que atinge o setor, não apenas no Maranhão, mas em todo país.

Ainda no dia de ontem (21), nossos representantes dos Policiais Civis do Maranhão, junto com o secretário de Segurança Pública do Estado, estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa maranhense tratando da tramitação e votação da matéria (FOTO), prevista para hoje (22), ocasião em que nossa representação apresentou as preocupações quanto ao conteúdo do Projeto, propondo a sua retirada de pauta para um debate mais aprofundado sobre questões que afetam diretamente o interesse da categoria.

Nesse sentido, a COBRAPOL soma-se à nossa representação sindical maranhense nessa luta e espera a sensibilidade dos deputados estaduais no sentido de não permitir o retrocesso em nossos direitos e no próprio sistema democrático que exige a participação de todos os setores envolvidos nas políticas de defesa da sociedade.

Brasília, 22 de março de 2018

André Luiz Gutierrez