fbpx

Mais Retrocesso: Depois de 15 Anos, Desigualdade Para de Cair

Após 15 anos de queda, a desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017. O relatório divulgado pela Organização Não Governamental Oxfam apontou que, com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial de desigualdade, passando a ser o 9º país mais desigual. De acordo com a ONG, desde 2002 o índice de Gini da renda familiar per capita apresentava quedas seguidas, o que não foi observado entre 2016 e 2017, quando ficou estagnado em 0,549.

A reportagem do site G1 destaca a fala de Karia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil: “o país estagnou em relação à redução das desigualdades, e o pior: podemos estar caminhando para um grande retrocesso”.

A matéria explica o relatório: “no relatório, intitulado ‘País Estagnado’, a Oxfam aponta ainda que entre 2016 e 2017 o Brasil se manteve no mesmo patamar do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), seguindo na 79ª posição em um ranking de 179 países. O indicador com maior impacto negativo foi o de renda, que registrou queda sobretudo nas menores faixas.”

O jornal ainda informa: “o relatório aponta que em 2017 o Brasil tinha 15 milhões de pessoas pobres, que sobrevivem com uma renda equivalente a US$ 1,90 por dia, critério estabelecido pelo Banco Mundial. Esse número representa uma alta de 11% em relação a 2016, quando esse número era de 13,3 milhões. Foi o terceiro ano consecutivo de aumento no número de pobres no país.”

Fonte: Brasil247

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.