fbpx

Centrais Elaboram ‘Agenda 2018’ e Propostas Para o Crescimento do País

Objetivo é buscar unidade e diretrizes conjuntas, afirma diretor do Dieese

 

As seis centrais sindicais reconhecidas formalmente começaram na sexta-feira (9) a discutir os termos de um conjunto de propostas comuns para enfrentamento imediato da crise e também de longo prazo, uma agenda para 2018 e para o futuro, que envolva crescimento econômico e desenvolvimento social. “É um trabalho de entendimento e diretrizes conjuntas”, afirmou o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que falou em “reinvenção” ou “reestruturação” do mundo sindical. A sede do instituto, na região central de São Paulo, foi o local do encontro, que reuniu representantes da CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT.

Documento discutido durante a reunião desta sexta-feira à tarde chamou a atenção para a importância de “elaborar estratégias de ação para a intervenção propositiva nos processos econômicos sociais e políticos”. “Os sistemas de proteção/seguridade social e trabalhista estão em xeque. A flexibilização trabalhista reduz custo do trabalho, quebra o poder dos sindicatos e restringe o papel da Justiça para atuar na proteção laboral”, alerta o texto.

Um primeiro passo foi aprovar a formação de um grupo de trabalho, com dois representantes da cada central, mais o Dieese, que vai formular propostas de ação, em uma agenda de “reinvenção” sindical. A primeira reunião deverá ser realizada no próximo dia 20.

Um documento com os principais pontos, que devem ser apresentados aos candidatos às eleições deste ano, será aprovado durante evento previsto para 17 de abril, em São Paulo, pouco antes do 1º de Maio. As centrais também  se preparam para participar das discussões sobre a Medida Provisória 808, que modifica itens da recém-aprovada lei trabalhista. Na próxima semana, será escolhido o relator da comissão mista do Congresso instalada na última terça (6).

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.