fbpx

61% das Famílias Estão Endividadas, Diz Pesquisa

A Confederação Nacional de Serviços (CNS) divulgou sua Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) indicando que o total de famílias endividadas passou de 59,8% em dezembro de 2018 para 61,3% em janeiro.

O cartão de crédito foi apontado em primeiro lugar como um dos principais tipos de dívida por 78,4% das famílias endividadas, seguido por carnês, por 14,0%, e, em terceiro, por financiamento de carro, por 9,7%.

Para as famílias com renda até dez salários mínimos o principal tipo de dívida, disparada, foi com cartão de crédito para 79,1% das famílias consultadas. Os carnês com 15,6% e o crédito pessoal com 8,4% vieram na sequência.

Para famílias com renda acima de dez salários mínimos, os principais tipos de dívida apontados em janeiro de 2019 foram: cartão de crédito, para 75,9%,financiamento de carro, para 18,1%, e financiamento de casa, para 16,2%.

A pesquisa também informa que do total de famílias com contas ou dívidas em atraso, em janeiro deste ano, foi de 22,9%. O terceiro grupo considerado na pesquisa, ou seja, das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso foi 9,1%, e, portanto, permaneceriam inadimplentes.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNS desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

Fonte: Portal EBC

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.